religião arqueologia video

religião arqueologia video
portugues

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O DESASTRE CLIMÁTICO


Nos últimos anos, foi detectado uma elevação no fluxo dos oceanos, causado pelo derretimento do gelo polar e geleiras, provocado pelo aumento da temperatura global, um fenômeno que deixa em estado de alerta tanto a comunidade científica como a população em geral. Por sua vez, o desmatamento massivo de florestas para ampliação de zonas agrícolas produtivas, contribuiu para uma progressiva mudança climática, além da extinção de inúmeras espécies animais e vegetais. Esta tendência parece não ter fim, comprometendo a habitabilidade do planeta de forma imprevisível.
 

Extinção


Estudos demonstram que a taxa de extinção natural de seres vertebrados da história de nosso planeta tem sido de uma espécie extinta a cada 10 mil anos. Entretanto, no último século, este número cresceu de forma que, nos últimos 110 anos, 700 espécies foram extintas, o que representa uma taxa de extinção 280 vezes superior à natural. Ademais, se considerássemos os invertebrados e espécies vegetais também extintas, poderíamos dizer que estamos testemunhando um processo de extinção planetária assustador. 

 

Mudança urgente

A gravidade do que esta acontecendo fez com que muitos cientistas afirmassem que, caso medidas drásticas urgentes não sejam tomadas, especialmente em relação à emissão de gases, desmatamento de florestas, contaminação de reservas naturais de água e outras agressões ao meio ambiente, a vida na Terra sofrerá sério risco em curto prazo de tempo.
Muitas das antigas profecias sobre o ano de 2012 afirmam que as novas mudanças estariam ligadas à relação do ser humano com a natureza, e que a humanidade deveria buscar uma relação mais harmoniosa e construtiva com o meio ambiente, e abandonar a tendência predatória que, seguramente, nos levará a nossa própria destruição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário