Origem civilização romanos
Histórico
Antes de se transformar em uma cidade e iniciar seu crescente processo de unificação, o território romano era formado por sete montanhas em volta da ilha de Tibre, uma região chamada Latium Vetus, ocupada por diversas tribos indo-europeias (etruscos, oscos, ecuos, volscos, sabinos, umbros e latinos). Acredita-se que foram os latinos que povoaram a região da Roma atual, chegados durante a Idade do Bronze. A fundação de Roma durante o século VIII A.C representa a construção da cidade amuralhada, construída para proteger a população latina do ataque de outras tribos.
Origem mítica
Numitor, governante de Alba Longa, foi destronado e expulso por seu irmão, Amulio, quem, além disto, matou todos os seus filhos homens a fim de permanecer no poder. A filha de Nomitor, Rea Sivia, que havia dado à luz aos gêmeos Romulo e Remo, apavorada, colocou os filhos em uma cesta e jogou no rio Tibre. Os gêmeos foram encontrados por uma loba, Luperca, que os amamentou em uma cova. Os meninos cresceram saudáveis, criados por uma família de pastores até que um dia descobriram sua origem. Os dois partiram então para Alba Longa onde destronaram o tio, recebendo pelo feito as terras de Latium Vetus. A cidade recebeu seu nome, Roma, pois tempos depois, Rômulo venceu o irmão durante um desafio e terminou sendo seu primeiro rei.
A religião da civilização romana era dividida entre o culto público e privado. Em casa adorava-se os deuses (Lares e Penates) e antepassados familiares para que protegessem o lar. As cerimônias eram conduzidas em casa pelo homem, em um altar conhecido como lararium. Além das orações, eram também feitas oferendas aos deuses, representados em um altar por pequenas estátuas.
Religião
Religião pública
Diversos templos para cultos públicos foram erguidos em diferentes províncias romanas. Os rituais religiosos eram controlados pelos governantes romanos e qualquer culto a uma religião diferente a do império era proibido e condenado. Os romanos eram politeístas e adoravam diferentes deuses. Muitos deuses romanos eram os mesmos da Grécia, porem com outros nomes: Júpiter, Juno, Netuno, Minerva, Marte, Diana, Mercúrio e Baco correspondiam aos gregos Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Artêmis, Hermes e Dionísio, respectivamente.
Mitologia
A mitologia romana é repleta de relações complexas entre deuses e humanos e naturalmente, muitas histórias abordavam a origem de Roma. O panteão divino romano era encabeçado pela tríade Júpiter, Marte e Quirino, sendo o último a divinização de Rômulo, o primeiro rei e segundo a mitologia, fundador da cidade de Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário