religião arqueologia video

religião arqueologia video
portugues

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MAGNETISMO TERRESTRE


O campo magnético terrestre é produzido pelo movimento contínuo de rotação da Terra, cuja estrutura interna é formada por matéria carregada magneticamente. Propriedades encontradas neste material produzem um complexo campo magnético, ou magnetosfera. Este campo magnético não somente produz a ação gravitacional que nos mantêm de pé sobre a superfície, como também atua como um escudo protetor, envolvendo a Terra e protegendo-a das partículas carregadas de eletromagnetismo provenientes do Sol e outros pontos da galáxia. 
 

Redução do magnetismo e inversão polar


A Terra possui dos polos magnéticos, o Norte e o Sul. Porém, a atual configuração não é estática; na verdade, foi modificada ao longo da história de nosso planeta. Mudanças na polaridade terrestre podem ser detectadas com a análise da propriedade magnética das pedras, que funcionam como um registro destas alterações de magnetismo. Quando uma inversão de polaridade ocorre, o campo magnético terrestre diminui de intensidade até que as forças magnéticas sejam reordenadas e formem uma nova polaridade terrestre. De acordo com alguns estudos, recentemente foi registrada uma redução na intensidade do campo magnético terrestre, despertando hipóteses sobre uma possível mudança de polaridade.

 

As conjecturas sobre 2012

Muitos se atrevem a fazer uma relação entre a redução do campo magnético terrestre, as profecias sobre 2012 e suas possíveis consequências geofísicas. Uma abrupta redução no campo magnético poderia deixar a Terra vulnerável às partículas de plasma provenientes do Sol e de outros pontos da galáxia, submetendo todas as espécies a um nível de radiação possivelmente fatal. Os cientistas, entretanto, são categóricos ao afirmar que não há evidências suficientes de uma inversão polar iminente. Na verdade, uma inversão deste porte leva milhares de anos para ser produzida. Da mesma forma, não há nenhum indício que o campo magnético terrestre possa perder sua intensidade, deixando o planeta desprotegido diante da radiação cósmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário