Origem
A civilizaçâo Asteca foi formada por um conjunto de etnias indígenas que possuia um idioma comum, o náhualt. Habitavam as regiões de Tenochitlán e Tlatelolco, na Mesoamérica, entre os séculos XII e XVI. Esta civilização, foi, juntamente com a maia e a inca, uma das grandes civilizações da era pré-colombiana. Apesar de não se auto-denominarem astecas, o nome foi dado pois, acredita-se que a maioria das tribos era oriunda de Aztlán.
Expansão demográfica
Depois do colapso da mítica cidade de Tollan, no princípio do século XII, ocorreu uma imensa migração de índios toltecas e chichimecas em direção a região de Cholula, zona oeste do atual estado de Puebla, no México. Os migrantes estabeleceram alianças com os habitantes nativos e conseguiram vencer os olmecas numa disputa, finalmente ocupando a zona do Planalto Central. A última grande migração foi de uma outra tribo, ocorrida durante os séculos XIII e XVI e neste intervalo de tempo, o povo que agora chamamos astecas, já havia ocupado quase todo o território.
O Império Asteca
Depois de percorrer imensos territórios, no século XIV, a civilização asteca estabeleceu-se definitivamente no atual Valle do México. Fundaram a capital, Tenochtitlán, numa pequena ilha, nos arredores do lago Texcoco. Durante os primeiros anos, tiveram que lutar com inúmeras tribos locais pela posse das melhores porções de terra para obtenção do domínio político da região. A medida em que ganharam terreno, foram estabelecendo um poderoso sistema baseado na obediência, trabalho e pagamento de impostos. O alicerce da expansão asteca foi seu poderoso exército. Entretanto, após reconhecer a soberania do imperador asteca, os povos conquistados, mantinham uma representação própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário