OS HOPI
A profecia da pedra
Um dos elementos mais fascinantes deste povo americano é sua pedra profética, um petróglifo que resultou nas mais diversas interpretações e que faria referência ao fim de uma era. Nela, vê-se o desenho de uma figura humana, sustentando duas linhas, uma delas (a de cima) com quatro figuras humanas, terminando em uma escada ascendente. A linha debaixo conta com outras representações e outra figura humana. De acordo com algumas representações, a figura que sustenta a linha seria o “Grande Senhor do Tempo”. Enquanto a linha superior representaria o mundo da razão, e a inferior o mundo da intuição. Este gráfico representaria a transição entre o quarto e o quinto mundos; ou seja, o principio de uma nova era. Assim como os maias, os hopi acreditavam que esta transição seria precedida por sinais e acontecimentos catastróficos, parte da purificação necessária para evoluir a uma era mais espiritual.
A grande decisão
A profecia da estrela azul é outro dos elementos centrais da crença hopi e se refere a um grande evento que marcaria a transição entre o quarto e quinto mundo. A característica desta transição seria um grande período de purificação planetária, acompanhado por momentos de enormes decisões. Tal decisão reside entre a razão e a intuição.
Outros entendem que as quatro figuras humanas da linha superior do petróglifo seriam uma referência aos quatro arquétipos descritos pelos quatro cavaleiros do Apocalipse, que representam as quatro expressões do poder dos homens: religioso, político, econômico e científico, em que o homem moderno se encontra dividido. A linha inferior representaria a unificação desta decisão e o caminho a um novo mundo. Alguns acreditam ainda que a decisão sobre a mudança desta era deveria ser uma decisão individual; os que permanecerem no nível dos quatro arquétipos não evoluirão, enquanto os que conseguirem passar por um processo interno de unificação, ascenderão ao novo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário