religião arqueologia video

religião arqueologia video
portugues

sábado, 4 de janeiro de 2014

OS INCAS

 O Império Inca durou menos de dois séculos, desde sua formação até a extinção causada pela chegada dos espanhóis na América, no começo do século XVI. Mesmo breve, os incas conseguiram integrar todos os povos andinos em uma sociedade, tanto de forma política e econômica, como social e cultural. Esta integração permitiu a transmissão de seu conhecimento a diversas culturas sul-americanas, que conseguiram utilizá-lo em todos os aspectos da rotina social na obtenção da prosperidade politica, econômica e social.

O Pachacútec


Pachacútec (“Pacha”: Terra – “Cútec”: transformação) significa transformação na terra, ou seja, mudança na ordem natural vigente. Os incas foram capazes de estabelecer, com grande precisão, o movimento dos astros, os ciclos astronômicos, os eclipses e até mesmo fenômenos climáticos como o “El Niño”. Desta forma, estabeleceram ciclos de aproximadamente 500 anos, chamados “Pachacútec”, e ciclos de mil anos, chamados “sol”, “mundo” ou “era”. Segundo antigas profecias andinas, o início do Pachacútec das trevas foi marcado pela conquista espanhola e chegaria ao fim dando lugar ao Pachacútec de luz, um novo sol. Tudo isto acompanhado por grandes transformações em todos os aspectos: geológico, climático, político e social. 

 

Os Queros


Os Queros são um antigo povo andino que permaneceu ao longo de 500 anos, durante o Pachacútec das trevas, isolado da cultura espanhola e crioula, fato que possibilitou a transmissão oral do conhecimento dos seus ancestrais e sábios. Recentemente, os Queros ressurgiram para anunciar que os anos de trevas chegaram ao fim e que uma nova era está iniciando. Este novo começo, segundo eles, será marcado pela reconstrução da identidade e da nação indígena da América, o renascimento das culturas antigas, assim como sua cosmovisão e espiritualidade, em uma evolução de harmonia entre a humanidade e a “Pachamama”, a Mãe Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário