religião arqueologia video

religião arqueologia video
portugues

sábado, 4 de janeiro de 2014

OUTROS FINS DO MUNDO


Não é de hoje que o fim do mundo está chegando. Ao longo dos tempos, diferentes profetas acreditavam ter anunciado a data exata do destino final, entretanto, a humanidade seguiu sua marcha. Alguns eventos, contudo, fizeram com que acreditássemos que o fim havia chegado.
 

A Peste Negra


Na época da Peste Negra, no século XIV, quando a Europa cristã foi dizimada com a perda de um terço de sua população, presságios sobre a chegada do Apocalipse foram anunciados nos quatro cantos do mundo. A epidemia mais mortal de todos os tempos, somada ao soturno pensamento medieval, derivaram em uma onda de previsões apocalípticas, identificadas em mensagens de vários profetas, muitos deles canonizados pela Igreja, como o caso de São Vicente Ferrer, que previu a chegada do Apocalipse e a necessidade urgente de conversão ao cristianismo.

 

A Reforma Protestante


A revolução dogmática, resultado da reforma protestante ocorrida no século XV, inaugurou uma nova fase no cristianismo ocidental, entretanto, reavivou as correntes proféticas apocalípticas que viam na mudança o momento da chegada do Anticristo, o que seria o Apocalipse anunciado na Bíblia. 

 

O Grande Incêndio de Londres

O ano de 1666 parecia não trazer bons presságios. Conhecido como “O ano da besta”, 1666 causou a inquietude de muitos agourentos apocalípticos. No domingo, 2 de setembro de 1666, um incêndio que teve origem em uma padaria, propagou-se de forma descontrolada na cidade de Londres. As precárias condições das construções da época, a maioria de madeira, serviram como combustível para alimentar o fogo. Contudo, muitas vozes falavam de um castigo divino. O incêndio durou três dias e destruiu grande parte da cidade, inclusive a Catedral de São Paulo, o que representou uma das maiores tragédias da história de Londres.

A passagem do Cometa Halley

A passagem do cometa Halley, que ocorre a aproximadamente cada 75 anos, é um fato de conhecimento de estudiosos desde a antiguidade. Entretanto, em 1910, sua chegada provocou um pânico coletivo, sem precedentes. Segundo cálculos da época, o cometa se aproximaria tanto da Terra que uma colisão poderia ocorrer. Ou que a Terra, ao chocar-se com a cauda do cometa, liberaria um gás mortal (cianogênio), que acabaria com a vida no planeta. O medo de um fim do mundo iminente tomou conta da população, chegando a produzir uma onda inédita de suicídios. Porém, era apenas outro alarme falso.

Os mórmons e o Apocalipse

Joseph Smith, fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi um dos profetas contemporâneos mais influentes do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Sua doutrina se baseia em um fim do mundo iminente (razão do nome da Igreja) e em uma reorganização celestial. Com o tempo, atraiu milhões de adeptos. Os preceitos de sua igreja, assim como suas regras estritas, estão diretamente fundamentados na teoria de que o fim do mundo pode ocorrer a qualquer momento e aqueles que desobedecem às regras estariam condenados ao inferno.

Bug Y2K e o Apocalipse tecnológico

Os últimos anos do segundo milênio foram marcados pela proliferação cibernética e a consequente extensão de seu raio de ação, praticamente em todos os segmentos da sociedade moderna. Em meados dos anos 90, muitos advertiram sobre os danos que a chegada do novo milênio causaria nas máquinas que haviam sido programadas para registar o ano com o uso de apenas dois dígitos. Desta forma, no ano 2000, os computadores leriam o ano de 1900, causando um caos cibernético sem precedentes, alterando não apenas nossa rotina, mas também sistemas de energia, equipamentos militares, plataformas de mísseis e centros nucleares. Naquele momento, muitos pensaram que o fim do mundo ocorreria por conta de um colapso tecnológico, mas a chegada do novo milênio aconteceu sem complicações.

21 de dezembro de 2012 - O fim do calendário

O dia 21 de dezembro de 2012 foi uma data muito especial. Várias interpretações de antigas profecias coincidiram em afirmar que, neste dia, o mundo passaria por uma grande mudança. O fim do calendário maia, estipulado para este dia, foi o pontapé inicial para inúmeras pesquisas que analisaram não apenas as profecias deixadas por eles, mas também as de outras civilizações ancestrais, que haviam advertido às próximas gerações sobre a chegada de uma nova era. Com maior ou menor riqueza de detalhes, muitas interpretações destas profecias tornaram-se conhecidas por anunciar um mesmo fenômeno. Segundo especialistas, do Zodíaco de Dendera e do antigo Egito, ao milenário oráculo do I-Ching; das Puranas Hindus aos estudos cabalísticos da Bíblia; dos Hopi americanos aos Incas andinos: todos advertiram que o mundo, tal como conhecemos, chegaria ao fim em dezembro de 2012.
                                          uma farça

Nenhum comentário:

Postar um comentário